Quantcast
Channel: Supremas » filhos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

“O Renascimento do Parto”: porque parir é normal

$
0
0

Não é preciso ter parado para pensar se vai ter filhos ou não para querer assistir a este filme.

Você nasceu e é provável que muitos bebês nasçam ao seu redor. E para entender um pouco deste processo lindo, natural e inspirador que é o nascimento, este documentário vai te explicar porque nascer nem está mais tão lindo, tão natural e tão inspirador assim.

“O Renascimento do Parto” é um documentário brasileiro que explica com números, perguntas, respostas e tudo mais que a gente precisa para entender que uma grande indústria de medicina comprada invadiu as maternidades e as cabeças dos nossos ginecologistas e obstetras.

Nascer até pouco tempo era um fenômeno absolutamente natural. Era em casa, com a parteira, a família em volta, um ritual. Hoje, o nascimento está relacionado a diversos procedimentos médicos duvidosos que colocam a mulher como objeto frente ao protagonismo cômodo e perigoso da cirurgia cesárea. E entre tantas informações que o filme nos apresenta, um mundo de tristezas, de maus-tratos e de mentiras ditas e feitas às mulheres. De chorar.

O filme mostra algumas das pérolas horrorosas que contam para as futuras mamães: de mentiras inacreditáveis ditas no conforto do consultório (do tipo: “mulheres urbanas não conseguem parir” e “ainda está muito cedo para você pensar no parto”) até os fatídicos e inescrupulosos “não tem dilatação”, “o cordão umbilical está enrolado na cabeça do bebê” ou “não entrou em trabalho de parto” – seguidos sempre, claro, de uma indicação de cesárea.

Dos fatos que nunca me contaram é que a cirurgia cesárea não é uma opção. Parto normal, humanizado, sem interferências médicas (episiotomia, ocitocina sintética etc) e com gente do bem é que é. A delicada cirurgia cesariana serve para salvar vidas, é uma intervenção maravilhosa que deve ser utilizada em uma minoria dos casos (15%, segundo a Organização Mundial de Saúde contra cerca de 52% praticados no Brasil – uma situação alarmante, que está ainda muito pior na rede privada, veja os quadros abaixo!).

parto-normal-cesariana-cesarea-brasil-hospital-bebe-gravida-1

parto-normal-cesariana-cesarea-brasil-hospital-bebe-gravida-2

Nós, mulheres, somos ainda tão frágeis perto das instituições que acham que mandam em nossos corpos: o hospital é só mais uma delas. Por essa razão eu, que não sou mãe nem nada, que nasci de uma cesárea desnecessária, quero levantar aqui a bandeira da gente respeitar a hora do nascimento por motivos infinitos que o documentário coloca.

Entre os relatos, impossível não se emocionar com as três gestações de Andrea Santa Rosa (esposa do ator Marcio Garcia), que conta das enganações e dos maus-tratos que passou na primeira gestação e das maravilhas de ter seu tempo respeitado em seus outros dois partos naturais.

Deixo a sugestão de que assistam ao teaser e corram para o cinema. Quanto mais contarmos que existe uma mentira sendo espalhada por aí, mais gente pode se beneficiar, se empoderar desse momento e dar a felicidade a um bebê de nascer quando estiver pronto. Simplesmente.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images